quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Organize-se Já!

Organize-se.

Essa, ainda é, a palavra mais importante para os preparativos do seu Casamento.

Tenho recebido tantas perguntas sobre como me organizei e como organizar um Casamento que não podia ignorar isso e seguir a Voz sem me atentar a essa necessidade de toda a noiva.

Por isso quero começar lançando um desafio. Um desafio que lancei para mim mesma.

Mais que um desafio, um projeto de vida que começa pelo seu Casamento.

Ouse organizar-se. 

Ouse saber os limites do seu orçamento e, sim, saber o tamanho do seu sonho (pois é meu bem, ele tem que caber no seu bolso).

Organização pode ser um "choque de realidade" e vai expor aquelas extravagâncias e exigências nem sempre tão imprescindíveis (sim, é com você que eu estou falando...e é sobre isso mesmo que você pensou...).

Preciso fazer o papel de bruxa-má-do-oeste e dizer: Bem Vindo ao mundo dos Adultos.

Argh!!! (créditos da imagem nesse site aqui)


Não quero desanimar você, não quero desencorajar a festa que você sonha e ensaia/simula com suas bonecas Barbie desde os 7 anos de idade anseia há muito tempo.

Por outro lado, não quero ninguém começando a vida no cheque especial, fugindo das cobranças e devendo para todos porque exigia em sua festa almofadas de plumas do peito do ganso da Hungria, revestidas de algodão 13.000 fios egípicio, tudo isso, sem ter uma moedinha de máquina de refrigerante para pagar por esse luxo todo.

Por esse motivo, por estar mega-ultra-master-blaster-hiper-top-power preocupada com esse assunto e por usufruir da maravilha que é saber exatamente quanto posso gastar (sem contar que seu noivo vai amar e vocês vão parar de brigar por esse assunto), que decidi que, ao invés de só dicas de organização, eu vou "por a mão na massa" e disponibilizar algumas ferramentas para organização. 

(Clap Clap Clap - palmas de auditório animado!)

A primeira é a Planilha de Orçamento.

Sim. A temida, e famigerada, Planilha Excel. (Não, eu não ganho um centavo da Microsoft para falar do programa deles peço, inclusive, perdão aos usuários de outras plataformas que não o Windows, ou ainda, usuários de outros programas semelhantes...mas só sei usar/conheço o Office do Windows e para planilhas, o Excel).

A Voz disponibilizará aqui um arquivo. O que você precisa fazer?

Cadastrar seus dados?

Seguir o Blog?

Tecer elogios nada sinceros para subir a autoestima da noiva que vos fala?

Jamais.

É só clicar e baixar. Fácil Fácil.

Lógico que é uma sugestão. A Planilha é bastante simples e autoexplicativa. Você preenche os valores na frente de cada um dos itens. Só isso. Simples assim.

Ainda tem uma mini tabela de subsídio. As vezes você tem aquela tia que não sai de casa e quer te dar dinheiro, ou ainda, alguém aparece para pagar por algum item da sua festa. Para isso há uma tabela de subsídios, onde você pode colocar quem deu o $, quanto foi "prometido" e quanto já foi dado.

Na tabela principal, ficam os serviços mais comuns em festa (apesar do meu casamento ser durante o dia, coloquei alguns serviços importantes para quem vai casar a noite).

Notem que eu tentei, ao máximo, não influenciar suas escolhas (por exemplo, colocando uma linha com "bem casados" ou "havaianas").

Se quiser mudar o nome de Assessora para Melhor-Amiga-da-sua-vida, ao invés de Buffet, "Rango" e outras mudanças, fique à vontade. Não terá nem buffet, nem banda, nem lembrancinhas? Exclua a linha. 

Sim salabim queridos leitores da Voz, a Planilha é modificável, adaptável, uma beleza que só.

Imagem deste blog aqui


Vai ajudar você a: 

1. se organizar
2. saber quanto pode gastar
3. parar de brigar com o pobre noivo por dinheiro (hip hip hurra!)
4. guardar dinheiro para o que é prioritário
5. economizar

Poderia ficar aqui horas e horas, linhas e linhas...

Só há benefícios com essa Planilha.

Espero que vocês gostem. De verdade.

Depois quero saber os bons frutos dessa ferramenta! (sim, você verá como foi bom)

Beijocas a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário