quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Organizando e o Imprevisto

Começando com nossos posts mais práticos....pretendo fazer uma ordem lógica de preparativos para uma festa (coisa de gente metódica).

Então hoje falaremos da Organização (adoro categorizar, catalogar, etc e etc!)

Preparar uma festa, como eu já havia pensado, exige muita Organização (muita).

Eu, particularmente, sou uma pessoa que se considera minimamente organizada.

Sou atenta a detalhes e gosto que as coisas saiam da forma que eu planejei (= Eu sou bem chata).

Esse temperamento, contudo, tem suas vantagens, mas o exagero, você aprende, que faz mal também...

Fica o seguinte dilema: preciso me organizar, mas não posso virar o alien/predador de tule branco no meio do caminho. O que fazer?

Uma lista!

Você faz lista de chá de cozinha, lista de presentes de casamento, lista de convidados.......e convenhamos....listas organizam. Por que não uma lista de pendências do seu casamento?

Enfim, como aqui eu divido minhas experiências como noiva, o que funcionou, e está funcionando (e muito bem) para mim, foi ter uma lista com tudo o que eu precisava fazer e cuidar, na ordem que eu precisava fazer e cuidar. Explico.

Noivas tendem a inverter a ordem. Por exemplo preocupam-se com o vestido, antes de ter o local da festa, escolhem o buffet sem ter uma quantidade base de convidados...esses pequenos detalhes.

É normal preferir pensar e organizar a sua lua-de-mel a decidir se você servirá vinho, espumante ou champagne (ou todos)....mas isso não é prático, não é mais fácil para você, pelo contrário, corrobora para o aparecimento do alien/predador de tule branco....

"Prioridade!"
(Queria uma em português, mas não achei nada bacana)


Tenho duas dicas práticas para organização.

A primeira é uma ferramenta do site de casamentos da Martha Stewart (sim sim, a apresentadora de televisão norte-americana conhecida pelo capricho nos detalhes, elegância e por ser presa por crimes contra o mercado financeiro - veja aqui).

Para acessar essa ferramenta, além do acesso à internet, será necessário um domínio básico de inglês. Além de gratuita (!), é a mais completa (esta noiva que vos escreve é uma feliz usuária). Ajuda com o orçamento, pendências (nos States a famosa to do list), lista de convidados, uma maravilha.

Em português, confesso que não achei nada parecido.

Ainda assim, podemos fornecer uma lista de pendências. Já ajuda bastante.

O que gosto dessa listinha em português (tem na Marthinha em inglês...) é a separação por tempo. 12 meses antes do dia, 9 meses antes. Dá uma noção maior do que é prioritário. (Embora, eu ainda defenda que doze meses de organização para um casamento seja, normalmente, um exagero - mas isso é assunto de um outro post)

O ideal, e me comprometo a postar isso em um futuro não muito distante, seria traduzir para vocês as coisas de Marthinha, mas com o tempo curto e você precisando organizar sua festa também, seguiram os links mesmo....

Caso haja qualquer dúvida no funcionamento da ferramenta fico à disposição para dúvidas (peso na consciência por não traduzir a lista).

Espero que isso ajude na organização de vocês.

É importante lembrar que imprevistos acontecem e podemos reduzir sua ocorrência, mas não há evento 100% livre deles.

Lembremos que, as vezes, imprevistos até melhoram uma festa....Digo isso pois, como gosto das coisinhas do meu jeito, Deus costuma trabalhar isso comigo, e a Lei de Murphy dá seus sustinhos...mas nada pode estragar o dia do nosso Casamento, senão nós mesmas, declarando que ele foi estragado por algum imprevisto.....

Para encerrar, uma historinha contada pelo dono de um dos lugares que visitamos para fazer nossa festa:

Um casal, preocupado por ter uma criança como "daminha das alianças", ensaiou, diversas vezes, no dia anterior à festa, a entrada dela. A menina, contudo, se acostumou com o espaço vazio e no dia chorava desesperadamente antes da sua entrada porque o espaço estava lotado.

O pai da menina, no dia da festa, ouvindo o berreiro da filha, foi ter com ela, conversou, tentou acalmar, o que resultou em.... nada.

A filha não entrava, chegou a hora das alianças, o que eles fizeram? Entraram tristes? Ficou sem entrada da daminha? Não.

O Pai, tomou a almofadinha com as alianças, entrou com passos pequenos na música que a filha entraria. Todos entenderam e riram, mas isso não atrapalhou a festa. Não estragou o dia. Com certeza foi um evento memorável (a ponto de alguém que não estava na festa dividir isso em um blog)...quantas daminhas de casamento foram, de fato, memoráveis para os convidados?

Não quero criar uma nova moda de "pais de daminhas".....só quero dividir uma história verídica que me fez repensar algumas prioridades e organização de casamentos...lembremos, sempre, que o mais difícil foi conquistado - Alguém com quem desejamos construir uma vida de casal - um imprevisto na festa, tiramos de letra...

3 comentários:

  1. De fato.... se para pra pensar, na verdade, a festa é o de menos. O mais importante é o que vem depois dela.

    ResponderExcluir
  2. Bom é esse post de organização que você precisa me explicar Anza, pq vou enlouquecer logo! rs
    Bjuxx

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!

    Querida, não sei se você viu, mas publiquei uma tabela Excel para ajudar noivinhas como você que precisam se organizar.

    Postei a tabela e espero que ajude a se organizar!

    É só entrar aqui: http://avozdanoiva.blogspot.com/2010/10/projeto-organize-se-ja.html

    O post é de outubro e se chama: Projeto Organize-se Já.

    Beijinhos

    ResponderExcluir