sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Decoração, Decor, Décor, Dekor, Decoración, Sōshoku, Zhuānghuáng...

Olá leitores da Voz!

Antes do nosso post especial sobre os cupcakes, gostaria de falar de um grande tópico do casamento e eventos em geral. Decoração.

10 em cada 10 noivas, no mundo, se preocupam com decoração. O que poucas sabem (eu por exemplo não imaginava) era a proporção do seu orçamento que será destinada a esse aspecto da sua festa.

Senhoras e Senhores, preparem-se, é uma fábula.

Que fique claro, desde já, que não estou falando que o trabalho desses profissionais não valem o valor cobrado, nem nada do gênero...não quero decoradores/arquitetos/engenheiros/designers/qualquer-outra-profissão-ligada-à-decoração desejem a minha morte ou coisa parecida, mas é caro e eu queria fazer algumas considerações. São mais pensamentos que ando tendo...

A idéia desse post veio de uma conversa com a chef responsável pelo nosso buffet e algumas conversas com vários (vários para mim = fácil, uns 15 fornecedores) fornecedores de decoração para casamentos.

A decoração é super importante na sua festa. Fato. Determina o tipo de festa, clima, expectativas e objetivos do evento. A partir da decoração (mais uma vez, minha leiga opinião) você decidirá tudo o que dirá respeito à sua festa: convites, papelaria em geral, roupa das daminhas, etc e etc.

Agora, amadinhos do coração, direi algo que fará de mim persona non grata de muitos, mas direi mesmo assim. Preparem-se.

Apesar dela ser importante, a Decoração não será sinônimo de sucesso na sua festa. 

Pronto falei. 

Sim, você leu certo. E sabe por que eu digo isso com a maior paz - tranqüilidade - sossego do mundo? Porque eu acho bonito? Não.

Porque Decoração é subjetivo. O que é bonito para mim não é para você. Por exemplo: Acho hortênsias as flores mais maravilhosas do universo. Para meu pai, que é catarinense, são bonitas, mas são comuns e flores de arbusto porque na cidade dele brotam hortênsias de todo canto.

Arranjo do Blog do Casamento como dica de Faça Você Mesmo (Super simples, eu sei, mas dependendo da festa cairia super bem...)


E esse é só o começo. Uma querida amiga minha, a Tati do Blog O que Deus tem a ver com isso, acha rosas (a flor, não a cor) uma flor sem graça. Ela exigiu que não tivesse na decoração do casamento dela. (pensando bem ela não é muito fã da cor também)

Todos esses exemplos para..............? Para você pensar comigo uma coisinha. Pense nas festas que você foi e não estava noiva e não tinha casado e o universo do casamento era algo distante. Pensou? Ótimo. Desse grupo, pense nas que você mais gostou, aquelas nas quais você se divertiu horrores, as "Festa Sucesso Absoluto". Pensou? Agora responda: qual era a decoração? Quais as cores? Quais as flores? 

Contraste total com o arranjo de margaridinhas...outro estilo...do Noivas na Rede

Te peguei não é?

Não se assuste. Isso é normal. Eu também não lembro. Porque a decoração reflete o gosto e preferência do anfitrião. É altamente subjetivo. Algumas pessoas reparam. E é só.

Agora que estou noiva, penso muito mais na decoração quando sou convidada, sei até quanto custou! hahaha............mas o sucesso da festa não depende disso as pessoas terão duas opiniões: bonito e feio (via de regra é claro)...e é só. Ninguém vai se lembrar da sua festa como um "fracasso" por conta da decoração. Prometo.

Por isso comecei a questionar o orçamento que eu recebia e queria saber o motivo do preço altíssimo. (Altíssimo = Orçamento de Decoração mais caro que o buffet.....é....pois é....também acho.....).

Tenho em uma pasta arquivo de referência, nem me lembro onde achei.....sorry pessoal.

De verdade. Queria saber o motivo do preço alto. Recebi várias respostas: 
- Muita mão-de-obra na montagem e desmonstagem;
- Flores são caras;
- Decoração demanda uma formação cara;

Poderia continuar aqui por horas, mas só quero lembrá-las de uma cosita: Decoração não tem o peso da festa como buffet. Comida as pessoas lembram. E festa com comida ruim, sem comida, comida estragada, isso sim, prejudica infinitamente mais, não acham?

Não quero fazer você desistir de decoração na festa! Não é isso gente-louca pessoal. Quero que você pense antes de gastar $$$ que talvez não tenha.

Aí vocês dirão: Ah Anza, sua festa vai ser feia!


Ikebana do blog Cultura Japonesa


Não é nada disso bobos-chatos-feios-cabeça-de-melão galerinha!!!

Eu terei decoração e mostrarei os detalhes aos poucos.

Com tudo isso em mente quero oferecer, a partir de agora, umas dicas que vão além de projetos Faça Você Mesmo (porque sua festa pode ser enorme ou você não tem tempo/habilidade/paciência para projetos manuais), mas dicas práticas mesmo.

Nesse final de semana já prepararei o primeiro post exclusivo de Decoração - com dicas que eu também usarei na minha festa para ajudar a economizar seu rico dinheirinho e, inclusive, te dar subsídios na hora de fechar orçamento de decoração desde época das flores até objetos bacanas de decoração, enfim.

Espero que vocês gostem desse espaço, encontrem dicas valiosas, comentem, deixam sua opinião e acima de tudo: aproveitem a decoração do casamento e a escolha de cada detalhe, mas lembrando, sempre, das suas prioridades.

Beijocas


9 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Moro em Nova York e adorei o blog, muito criativo e de muito bom gosto, vou passar sempre aqui. Parabens!!!!!!
    Visite: www.newyorkaseuspes.com e deixe um recadinho por la. Esta semana postei foto do casamento da minha filha em Manhattan, me diga o que achou. Abs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras Jean.

    Fique à vontade para acompanhar a Voz.

    O casamento estava lindíssimo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Anza, o casamento da MAriana (do comentário do Jean acima) não teve MEIA flor, nem no bouquet (ela usou uma cruz sem Cristo), nem em nada. E olha o luxo que foi. Achei a escolha super sensata, até porque o lugar já era tão enfeitado, que flores ali ia ficar brega demais.

    O que sempre digo para TODAS as noivas é: escolha um cenário maravilhoso e esqueça as flores. Uma noiva daqui, foi numa empresa de paisagismo e locou umas palmeiras. Eleas enfiaram isso dentro da igreja, fazendo o corredor, e ela pagou um iluminador cênico. Ficou em 400 reais tudo.

    Flores não fazem o sucesso do casamento! Como diz a Ava, "gosto de flores no campo, nos jardins".

    Eu não sabia que você era a que comentou no Limo Bag. No Limo Bag tá Anza, no Casarei Angela Moreira. Aí nem me liguei, sorry.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Então menina...eu tentei separar a Anza da Angela...mas eu me confundo e esqueço. Anza é um apelido que minhas amigas me chamam...

    Concordo sobre flores. Eu pesquisei para caramba. Descobri flores mais baratas porque a época delas é Janeiro...enfim...o casamento será durante o dia e quero um clima de almoço para dar risada sabe? Quero as pessoas conversando...enfim...bem família mesmo...mais a nossa cara...

    Eu amo flores cheirosas, cheiros me encantam...sejam flores, sejam frutas, sejam alecrins e erva doce...amo isso...

    Eu comentei no Limo Bag. Mega tiete. Adoro o blog. Dou risada e me sinto menos sozinha! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nem sempre decoracao carerrima eh sinonimo de decoracao bonita, ne?! Hoje em dia acho que o simples eh muito mais elegante! Menos eh mais!
    Ah, obrigada por ter visitado meu blog :) Espero que volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente Helen!

    Eu que agradeço a visita! Adorei seu blog, voltarei sim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADDAAAA
    Sinceramente eu achei que estava ficando louca. Cheguei ao seguinte ponto...se o preço pra colocar umas florzinhas de nada na igreja é esse não vai ter flor.E todos caiam da cadeira. Mas é isso mesmo, casamento é mais que decoração, mais da metade das pessoas nem vêm e o que importa é a celebração a união.
    Me sinto mais normal agora.
    Adorei o site

    ResponderExcluir
  8. Stephanie, bem vinda!

    Que bom que você gostou do blog. Fiquei super feliz mesmo.

    Não sei que horas será seu casamento, mas há inúmeras formas de decorar a nave da Igreja sem flores.

    Dependendo das suas madrinhas e sua criatividade, vocês podem decorar com flores também (veja as flores da estação, que são mais em conta).

    Fui a um casamento que usou apenas velas - comprar foi mais barato que alugar, pasme.

    Outra amiga me contou que quando casou queria que a Igreja estivesse cheirosa.Ela comprou vasos e suportes de vidro e encheu de maçãs verdes.

    A cor era uma das favoritas dela e além do visual, o cheirinho das maçãs tomou conta da Igreja.

    Se precisar de ajuda, conte conosco para essas dicas para sua festa, viu?

    Obrigada pelo comentário e carinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu fui em um casamento que na igreja não tinha nenhuma flor, eu achei que ficou ainda mais bonito pois a igreja já era maravilhosa, agora estou pensando em fazer o meu assim tbm!Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir